0

Brasileiros sobem no pódio dos X Games de Austin 2014



Na última semana, de 05 a 10 de junho, rolou mais uma edição das olimpíadas dos esportes radicais, os X Games. O evento aconteceu na cidade de Austin, no Texas (EUA), mas, apesar de ter sido realizado em solo norte-americano, muitos brasileiros competiram como se estivessem em casa, com muita personalidade, mostrando mais uma vez toda a força do skate brazuca.  


Na modalidade Park, disputada em uma pista de concreto gigante com transições, Pedro Barros mais uma vez ficou com o ouro – o quinto dele em X Games. No Vertical, Sandro Dias trouxe a prata para o Brasil. Recordista de medalhas na história do evento, Bob Burnquist acrescentou mais uma bolacha prateada do Big Air à sua enorme coleção e subiu ao pódio junto com Edgar Pereira “ Vovô”, que levou o bronze. Já Luan de Oliveira conseguiu novamente um ótimo resultado e, assim como Bob e Mineirinho, também voltou para casa com uma medalha de prata no peito. E, no Street Feminino, o País foi muito bem representado no pódio com Pamela Rosa na segunda posição, com a prata, e Letícia Bufoni em terceiro lugar, com o bronze.

Park 


Tido como grande favorito da modalidade, Pedro Barros correspondeu às expectativas e conquistou a sua quinta bolacha de ouro em X Games. Mostrando mais uma vez muita fluidez, aliado à força e velocidade, o catarinense destruiu em Austin e exibiu manobras de peso e aéreos e transfers absurdamente altos, que lhe renderam o primeiro lugar. As demais medalhas foram conquistadas por dois caras que herdaram o skate de seus pais: Grant Taylor, filho do skatista Thomas Taylor, ficou com a prata; e  Aaron "Jaws" Homoki, filho de criação do mestre Tony Hawk, levou o bronze. 

Vertical 



Sandro Dias “Mineirinho”, como sempre, foi um dos destaques  da competição de Vert. O brasileiro levantou a platéia norte-americana ao exibir os seus famosos e potentes 540 e o seu cartel quase que interminável de flips e chegou a tentar, sem êxito, o sempre surpreendente 900. No entanto, da mesma forma que ele não conseguiu executar as duas voltas e meia no ar, também não pôde superar o inspiradíssimo Jimmy Wilkins, que  fez uma volta sensacional e conquistou o seu primeiro ouro nos X Games. Em terceiro, com o bronze, ficou o garoto Mitchie Brusco.

Big Air


O pódio do Big Air contou com dois skaters muito conhecidos pelos brasileiros: Bob Burniquist em segundo; e Edgar Pereira “ Vovô” em terceiro. Bob foi muito bem na disputa, principalmente na volta em que mandou um  bs switch stalefish 540 no gap e um bs indy 360 no quarter . E se a torcida pudesse escolher o campeão, com certeza seria o Edgar “Vovô”, que agitou a galera quando mandou um bs heelflip indy 540 decolando muito alto sobre o quarter, manobra até então inédita em competições da modalidade. Mas o ouro ficou mesmo  com Tom Schaar – ele mesmo, o menino prodígio que executou o primeiro 1080 da história –, que também teve uma ótima performance durante a prova e conquistou a melhor nota  dos juízes  com um bs 720 no gap, combinado com um 900 no quarter. 

Street 


Luan de Oliveira foi o único representante do Brasil na final na modalidade Street e conquistou a sua segunda medalha de prata desde que  começou a competir nos X Games. O brasileiro aproveitou muito bem a pista montada em Austin e, com personalidade e muita base, exibiu tricks cabreiras, como fs flip disaster no quarter e um excelente bs flip smithgrind no corrimão. Mas suas boas voltas não foram suficientes para conquistar  uma pontuação maior que a de Nyjah Huston, que somou 95 pontos em uma volta excepcional, superando os 87.66 de Luan. O bronze ficou com Alec Majerus.

Street Feminino



A modalidade Street Feminino contou com duas brazucas no pódio. Letícia Bufoni levou a bolacha de bronze e Pamela Rosa, de apenas 14 anos, ficou com a prata. A festa brasileira foi interrompida  pela norte-americana Lacey Baker, que faturou a tão almejada medalha dourada. Letícia foi muito bem, mas errou algumas manobras que influenciaram na decisão dos juízes. Já Pamela surpreendeu com muita fluidez e velocidade, porém  Lacey foi mais técnica em suas voltas e conseguiu uma pontuação melhor, conquistando o seu primeiro ouro nos X Games. 

Resultados:

PARK
1-Pedro Barros  90.66
2-Grant Taylor 84.00
3-Aaron Homoki 81.00

VERT
1-Jimmy Wilkins 87.00
2-Sandro Dias 85.66
3-Mitchie Brusco 84.00

BIG AIR

1-Tom Schaar 89.00

2-Bob Burnquist 88.00

3-Edgard Pereira 87.00



STREET

1-Nyjah Huston 95.00
2-Luan Oliveira 87.66
3-Alec Majerus 85.66

STREET FEMININO
1-Lacey Baker         90.66
2-Pamela Rosa         87.33
3-Leticia Bufoni 86.33

Fonte: xgames.espn.go.com/pt-BR
Fotos: www.facebook.com/XGamesAustin / www.facebook.com/xgamesbrasil





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...